Armas da Persuasão: Você conhece?

Você faz ideia do que ajuda na decisão de uma pessoa? O que influência ela para dizer sim ou não? Pois é, existem alguns fatores que ajudam e muito a influenciar o poder de decisão das pessoas. A teoria das “Armas da Persuasão” é um dos melhores conteúdos para você conhecer esses fatores.

Existe muita ciência por trás desses estudos e experimentos. É interessante saber que influenciar, portanto, não é nenhum conhecimento mágico e sim científico. Listamos alguns dos princípios relativos a este assunto.

Reciprocidade

Quantas vezes ouvimos em nossa vida: “Vou ficar te devendo esse favor!”. É, a reciprocidade é uma das mais poderosas armas da persuasão, que ajudam no momento de influenciar uma pessoa a dizer sim ou não a um pedido.

O que você sentiria, se uma pessoa próxima a você realizasse um favor, e depois pedisse algo de volta. Não precisa nem ser no mesmo momento, mas meses depois vir pedir algo, e talvez até “maior” do que você fez. Nesses momentos, é difícil recusar o auxilio que pessoa está lhe solicitando.

Quanto maior o favor, mais duradouro é o desejo de retribuir. Esse é um dos fatores que você pode usar em diversas áreas, seja ela com amigos, equipes ou para realizar vendas.

Aprovação Social

O que seria aprovação social? É simples, se todo mundo aprova um produto ou serviço, as chances de você vender ele é muito maior.

Segundo estudos, 95% das pessoas são imitadores e apenas 5% são iniciadoras. Desse modo, fica visível que uma atitude do coletivo irá influenciar a decisão de uma pessoa.

Um experimento criado para testar esse fator da persuasão, foi o uso de um ator para criar uma cena. A cena consistia em o ator simular uma queda.

Em situações que haviam apenas um observador, as chances do ator ser socorrido era de 85%. No momento que havia múltiplos observadores, as chances dele ser socorrido diminuía em 31%. Isso é causado pois as pessoas tem a insegurança em qual será a aprovação das pessoas em uma situação coletiva.

Carisma e Afinidade

Você aumenta muito as chances de ganhar um SIM em uma negociação, quando demonstra ter afinidade e carisma pela dificuldade do semelhante. Um experimento, realizado com uma turma de MBA, comprovou a eficácia desse tópico.

A turma foi dividida em duas equipes: Uma das equipes era responsável por executar as vendas de forma mais rápida possível, pois tempo perdido, era dinheiro perdido. A segunda equipe tinha como responsabilidade conversar o máximo de tempo com as pessoas, assim criando afinidade com os mesmo. Com isso, a segunda equipe teve um desempenho 30% maior nas vendas, pois, criar um elo com as pessoas presentes na negociação é uma forma de aumentar o seu poder persuasivo.

Quer melhorar a sua persuasão?

Um termo muito utilizado hoje no marketing é o “gatilho mental”. O nosso cérebro é cheio de “atalhos” para executar diversas ações durante o dia. É muito bom você conhecer o que são esses gatilhos, juntos com essas dicas de “armas de persuasão”, para melhorar as suas vendas e o número de respostas positivas.

Uma boa alternativa é participar de um workshop direcionado para melhorar as técnicas de vendas.

O conteúdo é totalmente digital, pode ser comprado pelo cartão de crédito e será um pequeno investimento para trazer grandes resultados em sua carreira.. Empreendedores de sucesso impactam milhões e faturam alto devido a uma gama de fatores, dentre os quais estão os gatilhos mentais.

0 pessoas compartilharam esse conteúdo...

Deixe um comentário