Cuidado com a webcam do seu notebook

Tenha cuidado com a webcam do seu notebook! Uma das coisas que mais mexe com as pessoas hoje em dia é a questão de segurança e privacidade no mundo cheio de tecnologias. Mas você já parou pra pensar que alguém pode estar espiando sua webcam?

Uma notícia publicada pelo Washington Post, comenta que uma mulher americana recebeu por e-mail fotos nua de si mesma. Sabem como essas fotos foram tiradas? Através da própria webcam do MacBook, sem que o LED indicasse que a câmera estava ligada.

O espião

O bom é que o FBI conseguiu localizar o hacker que estava tentando tirar alguma recompensa da mulher. Ele era um colega de turma, e o FBI localizou o software que ele usava para espionar em diversos computadores.

Os computadores são programados para ativar a câmera, somente quando a luz está ligada. Isso seria para segurança do usuário, evitando que fosse espionado. O problema que um estudo feito por alunos da Johns Hopkins University mostrou que é possível alterar a programação od chip responsável por controlar a webcam, acionando sem ligar o LED de aviso.

O que fazer para ter segurança com a webcam do seu notebook?

Talvez, por sua segurança, o mais fácil de ter cuidado com a webcam do seu notebook, seja apenas por uma fita por cima da câmera. Assim, não vai correr o risco de ser espionado sem autorização.

Uma simples “gambiarra” que irá deixar você 100% seguro no momento que estiver usando o notebook.

Tá lá no MacRumors.

 

0 pessoas compartilharam esse conteúdo...

Deixe um comentário