Leitura Dinâmica: 3 dicas de como fazer leitura mais rápida

A leitura dinâmica ajuda milhares de estudantes a lerem 3x mais um grande volume de textos em pouco tempo. Não deixe de ler este post até o final!

Uma vantagem importante desse método é que o indivíduo consegue interpretar as ideias contidas no texto ou artigo com eficiência. Ou seja, a velocidade do processo não compromete o entendimento do conteúdo.

Pelo contrário, estima-se que a qualidade da leitura dinâmica seja de 5 a 8 vezes superior. Saiba mais sobre essa prática a seguir.

#1 Começando com Leitura Dinâmica

A primeira fase da leitura dinâmica envolve o condicionamento do cérebro até que o indivíduo seja capaz de absorver a mensagem tão bem quanto em seu ritmo “normal”, isto é, no ritmo antigo.

Para tanto, escolha um livro físico de tamanho médio, preferencialmente com mais de 200 palavras, para exercitar as novas estratégias.

Outra recomendação é que o leitor use um cronômetro para avaliar o seu desempenho e medir o progresso. Comece lendo cerca de quatro páginas e veja quanto tempo você gasta em cada página.

Melhor ainda se puder calcular o número de palavras lidas em um minuto. Nesse caso, escolha cinco linhas em qualquer parte do livro e afira a sua velocidade.

A conta é simples: multiplique a quantia de linhas nas cinco folhas e divida o valor por cinco. Depois, o número de palavras por linhas vezes a quantidade de linhas por página dará a média de palavras.

Leitura dinâmica

#2 Como fazer leitura dinâmica

Para fazer leitura dinâmica e ler mais rápido, um aspecto a ser trabalhado é a visão periférica, pois a extensão horizontal do olhar ajuda a aumentar o número de palavras lidas por fixação.

Utilizar uma caneta para guiar a leitura dinâmica tende a auxiliar as pessoas, sobretudo os iniciantes.

Não foque no sentido ou na velocidade ainda, só se acostume com o ritmo. Sessões de três minutos são ideais para o treinamento, que deve ser seguido por um aumento da percepção das frases.

Sendo assim, pegue a caneta e passe ela da segunda até a penúltima linha, acompanhando o texto.

Vá reduzindo aos poucos a quantia de palavras destacadas, mas lembre-se que a sua leitura dinâmica deve seguir todas as palavras na sentença. Novamente, testes de três minutos são indicados.

#3 Leia mais rápido e eficiente

Ler mais rápido depende do conhecimento das estratégias da leitura dinâmica, o que requer treino. Após conhecer a técnica em profundidade, é essencial aplicá-la com a agilidade almejada.

Essa etapa demanda disciplina e disponibilidade para testar a evolução da leitura e compreensão. Não basta terminar obras literárias em um curto período se você não captar o sentido do material.

Isto é, não tente focar na técnica, velocidade e compreensão logo no princípio.

Apenas depois de dominar cada etapa individualmente você colocará as três competências em ação. Assim, será possível tirar o proveito máximo de se ler mais rápido.

Por fim, mas não menos imprescindível, é examinar a compreensão sobre o que se está lendo.

(dica extra) #4 Aprenda Leitura Dinâmica com Um Especialista

Sim! Você sabia que o Brasil tem um campão brasileiro de memorização?

O Renato Alves é um mestre no assunto e pode ensinar muito sobre foco, memorização e concentração, além de possuir um treinamento especifico sobre leitura dinâmica.

Isso pode ser muito útil para quem esta se preparando para provas, vestibulares, oab e etc.

Para saber mais sobre o treinamento, clique aqui.

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (404 votos, média: 4,60 de 5)
Loading...
0 pessoas compartilharam esse conteúdo...

4 comentários

  1. Luiza says:

    Não sabia que existia um curso que ajudava nisso, demais o conteúdo dele! Estou adorando!

  2. Francisco says:

    O Renato é muito didático, adorei a ideia do curso, além de todos os outros que ele tem!

  3. Victor Hugo says:

    Muito bom, estou precisando de ajuda com a leitura de material em minhas aulas na faculdade!

  4. Mariaana says:

    Ajudou muito a leitura dinâmica na minha faculdade, pois preciso ler milhares de artigos na medicina. Agora estou aproveitando muito melhor o tempo na letura

Deixe um comentário