Você conhece a ilha com maior densidade de lixo plástico do mundo?

Você sabia que uma pequena ilha, que está situada no Pacífico Sul, é a responsável por concentrar a maior densidade de lixo plástico do mundo? Pois, é isso mesmo!

A Ilha Henderson, que faz parte do arquipélago de Pitcairn, no Reino Unido, é o local que, atualmente, apresenta a maior concentração de lixo no planeta, com 17 toneladas. O local não é habitado, porém está contaminado por uma série de produtos plásticos que são jogados por navios e chegam até o lugar através da corrente marítima.

Pacífico Sul, é a responsável por concentrar a maior densidade de lixo plástico do mundo

De acordo com pesquisadores do Reino Unido e da Austrália, a Ilha de Henderson, atualmente, apresenta mais de 670 itens plásticos por metro quadrado, o que faz com que seja o local com maior densidade de lixo no mundo.

Esses itens, em sua maioria, seriam jogados no mar por navegantes originários da América do Sul. Para os cientistas, o estudo mostra que é necessário, mais do que nunca, que o homem repense na sua relação com o plástico.

Itens de pesca e objetos familiares

Segundo a bióloga da Universidade da Tasmânia, Jennifer Lavers, a maior parte dos itens encontrados na pequena ilha desabitada são detritos considerados, de forma errônea, como “descartáveis”.

Com isso, os animais, como os crustáceos que povoam o local, têm a sua qualidade de vida afetada pelo lixo plástico.

Entre os objetos encontrados durante a pesquisa estavam itens de pesca e produtos familiares, como jarras, escovas de dente e lâminas de barbear, entre diversos outros.

De acordo com o estudo, que foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, o lugar funciona como uma “pia” para todo o lixo do mundo, haja vista que está situada próxima ao Giro do Pacífico Sul, que, por sua vez, trata-se do maior conjunto de correntes marítimas do planeta.

Reconhecida como patrimônio da humanidade pela UNESCO, a Ilha de Henderson, atualmente, está contaminada por mais de 37 milhões de detritos, segundo a pesquisa.

Caranguejos usam lixo plástico para fazerem suas casas na Ilha

Para Lavers, além do problema dos crustáceos que estão utilizando os itens plásticos como suas casas na ilha britânica, um dos principais transtornos é que o plástico demora muito até ser absorvido pela natureza e, enquanto isso não ocorre, torna-se um material tóxico para as mais diversas espécies da natureza.

A bióloga australiana explica que uma simples garrafa, por exemplo, pode demorar mais de 450 anos até que ocorra a sua degradação.

Lavers também destaca que praticamente todas as ilhas do mundo, além dos mais diversos tipos de animais que vivem no mar, estão sendo afetados pela quantidade de plástico jogados no mar atualmente.

Segundo a bióloga, nenhum local e nenhuma pessoa está imune ao problema, que é devastador para natureza porque o plástico é muito tóxico e demora centenas de anos até ser digerido de forma natural pelo solo.

Qual é a sua opinião sobre esse artigo? Curta e compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre a pequena Ilha de Henderson!

Fonte: BBC

0 pessoas compartilharam esse conteúdo...

Deixe um comentário